ANIMAÇÕES
DOS EXERCÍCIOS
(Coloque o cursor sobre as setas):
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ACIMA : resolução dos exercícios.
VEJA ABAIXO: a explicação
"passo a passo".
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1. SÃO DADOS TRÊS
SEGMENTOS, A=3CM, B=2CM E C=2,5CM. PEDE-SE
ENCONTRAR A QUARTA PROPORCIONAL ENTRE A, B E C. |
PROCESSO
I
Consideremos
os três segmentos na seguinte razão:
a
/ b = c / x
x é a quarta proporcional. Isolando o x’ teremos:
x'
= bc / a
Trace
o segmento “a” + “c”
Trace
um outro segmento na extremidade do segmento “a”.
Marque
a medida do segmento “b” sobre este segmento traçado
Ligue
a extremidade do segmento “b” com a extremidade do
segmento “a”
Trace
uma paralela passando pela extremidade do segmento “c”
encontrando assim a quarta proporcional que será x
PROCESSO
II
Agora
consideremos os três segmentos na seguinte razão:
c / a = b / x
x' é a quarta proporcional. Isolando o x tem-se:
x
= ab / c
Trace
o segmento “b” + “c”
Trace
um outro segmento na extremidade do segmento “b”.
Marque
a medida do segmento “a” sobre este segmento traçado
Ligue a extremidade do segmento “c” com a extremidade
do segmento “a”
Trace
uma paralela passando pela extremidade do segmento “c”
encontrando assim a quarta proporcional que será x
PROCESSO
III
Agora
consideremos os três segmentos na seguinte razão:
b / a = c / x
x' é a quarta proporcional. Isolando o x’ tem-se:
X = ac / b
Trace
o segmento “b” + “c”.
Trace
um outro segmento na extremidade do segmento “b”.
Marque
a medida do segmento “a” sobre este segmento traçado
Ligue
a extremidade do segmento “c” com a extremidade do
segmento “a”
Trace
uma paralela passando pela extremidade do segmento “c”
encontrando assim a quarta proporcional que será x
2. SÃO DADOS 2 SEGMENTOS A E B, ENCONTRE A 3ª
PROPORCIONAL. |
PROCESSO
I
Consideremos
os 2 segmentos na seguinte razão a / b = b / x onde x é
a terceira proporcional. Isolando o x teremos:
x = bb / a
Trace
o segmento “b” + “a”
Trace um outro segmento na extremidade do segmento “b”.
Marque a medida do segmento “a” sobre este segmento
traçado
Ligue
a extremidade do segmento “a” com a extremidade do
segmento “b”
Trace uma paralela passando pela extremidade do segmento “a”
encontrando assim a terceira proporcional que será x
PROCESSO
II
Consideremos
os 2 segmentos na seguinte razão b / a = a / x onde x é
a terceira proporcional. Isolando o x teremos:
x = a a / b
Trace
o segmento “a” + “b”
Trace
um outro segmento na extremidade do segmento “a”.
Marque
a medida do segmento “b” sobre este segmento traçado
Ligue a extremidade do segmento “b” com a extremidade
do segmento “a”
Trace
uma paralela passando pela extremidade do segmento “b”
encontrando assim a terceira proporcional que será x
3. SÃO DADOS DOIS SEGMENTOS A=3CM E B=2CM. PEDE-SE
ENCONTAR A MÉDIA GEOMÉTRICA OU PROPORCIONAL. |
PROCESSO
I
Trace
o segmento “a” + “b” onde P é o
ponto de união dos segmentos.
Trace
a mediatriz do segmento AB, encontrando “M” o ponto
médio de AB.
Com
centro em M trace uma semicircunferência de diâmetro
AB e a partir do ponto P levante um perpendicular ao segmento
AB encontrando o ponto C na semicircunferência.
Trace o segmento CP
Ligue
AC e BC, o segmento CP será a média geométrica
(x).
PROCESSO
II
Trace
o segmento “a” - “b” obtendo o segmento
AB onde P é o ponto de subtração dos dois
segmentos
Trace a mediatriz do segmento AB, encontrando “M”
o ponto médio de AB.
Com
centro em "M" trace uma semicircunferência de
diâmetro AB
Coloque
a ponta seca do compasso no ponto B e trace um arco de raio b
encontrando o ponto C na semicircunferência. Pelo ponto
C trace uma perpendicular ao segmento AB.
Ligue
AC e BC, o segmento CB será a média geométrica
(x).
4. OBTENHA X NO SEGMENTO AB=7CM DE MODO QUE AX/XB =
3/5 |
Utilize
o método de divisão de segmento (Aula 1 - Exercício
8) e divida AB em 8 partes iguais.
5.
CONSTRUIR UM TRIÂNGULO EQUILÁTERO CUJO
PERÍMETRO É AB=12,5 CM |
Trace
o segmento AB e pelo método de divisão de segmento
(Aula 1 - Exercício 8) divida AB em 3 partes iguais.
Tome no compasso a medida de 1/3 de AB e construa o triângulo
eqüilátero.
6. CONSTRUIR UM RETÂNGULO CUJO PERÍMETRO
É 14 E SEUS LADOS SÃO PROPORCIONAIS A 3
E 5. |
Para
obter geometricamente os lados deste retângulo, observe
que:
2a
+ 2b = 14 que é equivalente a + b = 7
Construa
o retângulo traçando um segmento de medida 7, dividindo-o
em 8 partes iguais (Aula 1- Exercício 8) e tomando a medida
dos lados na razão 3/5.
7. ACHAR GRAFICAMENTE A MÉDIA GEOMÉTRICA
ENTRE M=2CM E M=RAIZ DE 3 CM |
Para
encontrar a medida igual a m raiz quadrada de 3, construa um triângulo
retângulo de lados m e encontrará m raiz quadrada
de 2 que é a hipotenusa.
Em seguida, construa outro triângulo retângulo de
lados m e m raiz quadrada de 2 encontrando m raiz quadrada de
3 que será a hipotenusa.
8.
CONSTRUIR UM TRIÂNGULO DE PERÍMETRO IGUAL
A 12 CM SABENDO QUE SEUS LADOS SÃO PROPORCIONAIS
A 3, 4 E 6. |
Construa
um segmento de reta com o comprimento igual a 12 cm. Depois divida-o
em três partes que sejam proporcionais aos números
3, 4 e 6. E então, construa o triângulo.
9. CONSTRUIR UM QUADRADO DE LADO IGUAL A 4 CM E ACHE
A MÉDIA GEOMÉTRICA ENTRE SEU LADO E SUA
DIAGONAL |
Observe
que L = 4 cm e D= raiz quadrada de 2 (para encontrar a medida
D é necessário construir o quadrado de lado 4 cm
e traçar sua diagonal). Em seguida encontre o valor da
média geométrica utilizando os conceitos da aula
3 - Exercício 3
10. CONSTRUIR UM QUADRADO COM ÁREA EQUIVALENTE
A UM CÍRCULO DE RAIO = 3 CM |
-
A
área do círculo é: A' = (Pi).R.R.
A área do quadrado é: A" = L.L.
Como A' = A", temos: (Pi).R.R = L.L.
Tome (Pi).R como segmento a e R como segmento b.
Para
encontrar o valor de (Pi).R retifique a circunferência de
raio R (veja o exercíco 4 da aula
5 )
Para obter o valor L do lado do quadrado, encontre a média
geométrica (Aula 3 - Exercício 3) entre a e b.
11. CONSTRUIR UM TRIÂNGULO DE BASE IGUAL A 8 CM
COM ÁREA EQUIVALENTE AO QUADRADO DO EXERCÍCIO
ANTERIOR. |
A área do triângulo é A' = (b/2).h
A área do quadrado é A" = L.L
Fazendo : A" = A" ou (b/2).h = L.L
e substituindo o valor da base (b) que é igual a 8 cm,
teremos: 4h = L.L que é o mesmo que 4/L = L/h
Se o valor do segmento a é 4 cm e
Se o valor do segmento b=L (L valor encontrado no exercício
anterior)
Ao calcularmos a terceira proporcional entre a e b encontraremos
o valor de h.
Para construir o triângulo equivalente ao quadrado, trace
a sua base que é um segmento igual a 8cm (b) e em seguida
uma reta paralela à base a uma distância igual a
h.
Desta forma, qualquer triângulo traçado cuja base
é b e cuja altura é h terá área equivalente
ao quadrado, então basta ligar as extremidades da base
a qualquer ponto que se encontra na paralela traçada.
12. CONSTRUIR UM TRIÂNGULO EQUIVALENTE A UM HEXÁGONO
REGULAR DE LADO = 3CM |
PROCESSO
I
A
área do hexágono é A' = sp . a (sp = semiperímetro
e a= apótema)
Neste caso sp= 6 cm e a = aproximadamente 2,6 cm.
A área do triângulo é A" = (b/2).h (b=
base e h = altura)
Como:A'=A", então: (b/2)/sp = a/h.
Através da medida da base (a sua escolha) você encontrará
a altura do triângulo (altura relacionada com o valor da
base escolhida) através da quarta proporcional (Aula 3
- Exercício 1).
PROCESSO
II
Seja
o hexágono regular A, B, C, D, E, F;
Ligue B a D e prolongue o lado AB. Passe uma reta “t”,
paralela a BD e que intersecte o prolongamento do lado AB, obtendo
o ponto G;
Trace uma reta ligando G a D, obtendo o polígono AGDEFA
Ligue
A a E e prolongue o lado DE.
Passe uma reta “r”, paralela a AE e que intersecte
o prolongamento do lado DE, obtendo o ponto H;
Trace uma reta ligando H a A, obtendo um quadrilátero;
Ligue G a H e prolongue o lado AH. Passe uma reta “s”,
paralela a GH e que intersecte o prolongamento do lado AH, obtendo
o ponto I;
Trace uma reta ligando G a I, obtendo o triângulo AGI equivalente
ao hexágono regular.
13. ESCREVER A PALAVRA ARQUITETURA EM UM RETÂNGULO DE
BASE = 7 cm e ALTURA = 1,5 cm |
Construa o retângulo.
Utilizando
o processo de divisão de segmentos (Aula 1 - Exercício
8) divida a base em 21 partes, entretanto, cada parte deverá
ser proporcional ao tamanho das letras e ao espaçamento
entre elas.
Observe
abaixo as letras e o espaçamento entre elas:
A_R_Q_U_I_T_E_T_U_R_AObserve
que a letra I é mais estreita que as outras.
Observe também que o espaçamento entre as letras
é uniforme.
Então,
marque na reta auxiliar de divisão de segmentos espaçamentos
proporcionais às letras e ao espaçamento entre elas,
por exemplo:
Para as letras A R Q U T E utilize 1 cm
Para o espaçamento entre as letras a também a letra
I utilize 0,5cm.
Essas
medidas serão colocadas sobre o segmento ao qual será
utilizado para marcar as divisões da base, ou seja, as
21 partes serão divididas da seguinte forma:
A- 1cm / espaçamento- 0,5cm / R - 1cm / espaçamento-
0,5cm /...
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |
BRAGA,
Theodoro . Desenho Linear Geométrico.
São Paulo : Ícone. 13° ed. 230 p.
RIVERA, Félix ; NEVES, Juarenze; GONÇALVES, Dinei
(1986). Traçados em Desenho Geométrico.
Rio Grande: editora da Furg, 389 p.
Página
construída por Enéias de Almeida Prado, e Giuliano Miyaishi Belussi
(Alunos do Curso de Bacharelado em Matemática -
UEL). Orientação: Maria Bernadete Barison. |