1. TRANSPORTAR O ÂNGULO AÔB
PARA SOBRE O SEGMENTO CD. |
Para
transportar o ângulo use o comando Copy
que faz uma cópia de qualquer objeto de desenho, que no nosso
caso é o ângulo. Este comando está no Menu
MODIFY.
O
comando Copy
também pode ser acessado pelo ícone.
Primeiramente
selecione o objeto (o ângulo) a ser copiado e pressione
enter. Depois clique sobre o vértice do ângulo.
Em seguida, clique sobre o ponto para o qual você deseja
copiar a figura (ponto inicial da reta).
Depois
de copiado, o ângulo continuará na posição
antiga, mudando apenas o local, então, gire-o usando o comando
Rotate. Este comando
encontra-se no Menu
MODIFY. Este comando gira a entidade
de desenho (no caso as duas retas) através de uma referência.
O
comando Rotate
também pode ser acessado pelo ícone.
Primeiramente
selecione o objeto a ser girado (o ângulo) e pressione enter.
Depois clique sobre o ponto em torno do qual irá girar
o ângulo (o vértice).
Agora,
digite o ângulo de rotação, mas atenção!
Como você não sabe o valor do ângulo, digite
R (de Reference), pressione
enter e depois
clique no vértice do ângulo.
Em
seguida clique no ponto final do lado do ângulo que você
deseja girar.
Na seqüência clique no ponto final da reta (ponto D)
para onde deseja girar o ângulo.
Coloque
a medida do ângulo para conferir se deu certo. Para dimensionar
o ângulo use o comando Angular
que está no menu DIMENSION. Ao entrar
no comando clique sobre cada lado do ângulo e depois clique
no local da tela desejado para colocar a cota do ângulo.
Veja
o exercício resolvido.
2. CONSTRUIR UM ÂNGULO
QUE SEJA IGUAL À SOMA DE TRÊS ÂNGULOS
DADOS ROS, UOV E XOY. |
Com
o comando Copy faça a cópia
do primeiro ângulo.
Depois
copie o segundo ângulo.
Com
o comando Rotate gire o
ângulo na posição correta.
Faça o mesmo para os outros dois ângulos. Copie o ângulo
XOY.
Gire
o ângulo.
Coloque as medidas dos ângulos.
3. CONSTRUIR A BISSETRIZ DO ÂNGULO
FORMADO PELAS RETAS R E S. |
Existem
várias maneiras de resolver este exercício, apresentamos
aqui três exemplos:
Opção
1:
Use o comando Offset
para fazer duas linhas paralelas. Digite uma distância
qualquer (6 por exemplo).
Utilize o comando Construction
line para desenhar a bissetriz. O comando
Construction line
está no Menu DRAW. Ao
entrar neste comando Digite B (de Bisect)
e pressione enter. Em seguida clique sobre o vértice do ângulo,
depois clique sobre o ponto inicial do ângulo (ponto final do
lado) e em seguida clique sobre o ponto final do ângulo (ponto
final do outro lado).
Opção
2:
Utilize
o comando Fillet
(raio = 0) para unir as retas e depois construa a bissetriz.
Este comando encontra-se no Menu MODIFY.
Com ele você poderá unir duas retas e ao mesmo
tempo desenhar no local da união um arco.
Ao
entrar neste comando digite R (de Raio)
e pressionar enter. Depois digite o valor do raio do
arco (R=0) e pressione enter. Em seguida, clique nas
duas retas proximamente das extremidades dos lados que você
deseja unir. Trace a bissetriz.
4. DIVIDIR O ÂNGULO MON EM CINCO PARTES IGUAIS. |
Construa
um arco de circunferência com a medida do ângulo. Você poderá
desenhar um círculo e depois apagar uma parte dele, como também
desenhar apenas um arco com os comandos Circle
ou Arc (Start,
Center, End).
O
comando Circle
traça círculos e o comando Arc:
(Start, Center, End) traça um arco de circunferência
com o ponto inicial, o centro e o ponto final.
Se
você optar por traçar um circulo, use o comando Trim
para apagar uma parte do círculo. Este comando encontra-se no
Menu MODIFY e é utilizado quando
se deseja apaga partes de duas ou mais entidades intersectadas,
que no caso é o arco (ou circunferência) e as retas.
Depois
de desenhar o arco divida-o em cinco partes iguais utilizando
o comando Divide.
Este comando se encontra no Menu DRAW
- Point - Divide.
Você também pode digitar a palavra "divide"
e pressionar enter. Este comando divide uma entidade de desenho
em partes iguais, no caso o arco.
Mas
Atenção! Pode ser que as divisões não
apareçam na tela, pois cada ponto da divisão estará
dentro da linha, neste caso, você deverá mudar
o estilo do ponto usando o comando Point
Style que está no Menu FORMAT.
Este
comando muda o estilo do ponto. Ajuste também o tamanho
desejado para o ponto. Se os pontos não aparecerem na
tela utilize os comandos Redraw
ou Regen
que estão no Menu VIEW.
Para
traçar as linhas que dividem o ângulo utilize o comando Line,
mas ao amarrar a linha no ponto da divisão digite Node,
pressione enter e depois clique sobre o ponto.
Você
também poderá pressionar a tecla Shift
(tecla acima de Ctrl) e ao mesmo tempo o botão
(da direita) do mouse, aparecerá na tela uma janela, clique
na palavra "Node" e em seguida clique
sobre o ponto.
No
final teremos o ângulo dividido em cinco partes iguais.
5. CONSTRUIR A POLIGONAL DE UM TERRENO
PELO MÉTODO DO CAMINHAMENTO DE ACORDO COM A TABELA.
CALCULE A ÁREA DA POLIGONAL. |
Primeiro
você deverá usar o comando Units
para mudar o tipo de coordenadas: O comando Units
no Menu FORMAT.
Aparecerá na tela um quadro e na tabela Angle
escolha a opção Surveyor's
Units que serve para traçar linhas com coordenadas
topográficas. Logo abaixo escolha a precisão de graus até segundos.
Inicie e traçado da poligonal da seguinte maneira:
Entre
no comando Line:
e clique sobre o ponto 1. Em seguida coloque o cursor na direção
do ponto 2. Aparecerá logo abaixo da tela no canto inferior
esquerdo as coordenadas x e y do cursor.
Observe
que à medida que você movimenta o cursor, as coordenadas
mudam. Pressione a tecla F6 duas vezes e então
as coordenadas serão topográficas.
O
próximo passo será digitar a coordenada relativa
do ponto 1 e pressionar enter. Aparecerá na tela um dos
lados do terreno. Repita o mesmo processo para desenhar os outros
lados até fechar a poligonal.
Veja
na tabela abaixo o que você deverá digitar na linha
de comando.
LADO |
DIGITAR
NA LINHA DE COMANDO |
1 |
@48.199<S29d
38’ 52”W |
2 |
@23.439<N72d
00’ 48”W |
3 |
@34.424<N28d
30’ 37”W |
4 |
@45.957<N57d
25’ 42” E |
5 |
@31.330<S49d
32’ 11” E |
OBS.
(d significa graus = "degree").
Para
calcular a área do terreno você primeiro deverá utilizar
o comando Area.
Este comando está no Menu TOOLS
na opção INQUIRY.
Ao
entrar neste comando, clique em todos os vértices da
poligonal e depois pressione enter. Em seguida, observe que
aparecerá na linha de comando a área e o perímetro
da poligonal.
INSTRUÇÕES DE COMO PREENCHER
O CARIMBO |
Veja
na Aula
1P
INSTRUÇÕES DE COMO SALVAR
O ARQUIVO DA AULA |
Veja
na Aula
1P
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construída por Maria Bernadete Barison.