DESENHO GEOMÉTRICO - CAD

           Boa Madrugada!!! 20/4/2024 - 1:43:28

       VEJA AO LADO: texto para impressão.
       VEJA ESTA PÁGINA : SEM FRAMES

AULA 2P        "ÂNGULOS - CAD"


Iniciaremos o estudo dos ÂNGULOS construindo no CAD alguns exercícios já construídos na aula teórica utilizando a régua e o compasso. Entretanto, o nosso compasso aqui será o comando CIRCLE e a régua será o comando LINE. Abra o software de CAD e deixe ativa esta página.

INSTRUÇÕES DE COMO BAIXAR A FOLHA DE PAPEL A4

Veja na Aula 1P

EXERCÍCIOS DA AULA

Baixe o arquivo A2mat44.dwg

INSTRUÇÕES DE COMO BAIXAR O ARQUIVO A1mat44 DIRETAMENTE DA INTERNET

Veja na Aula 1P

INSTRUÇÕES PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO DOS EXERCÍCIOS NA TELA

Veja na Aula 1P

1. TRANSPORTAR O ÂNGULO AÔB PARA SOBRE O SEGMENTO CD.

          Para transportar o ângulo use o comando Copy que faz uma cópia de qualquer objeto de desenho, que no nosso caso é o ângulo. Este comando está no Menu MODIFY.

          O comando Copy também pode ser acessado pelo ícone.

          Primeiramente selecione o objeto (o ângulo) a ser copiado e pressione enter. Depois clique sobre o vértice do ângulo. Em seguida, clique sobre o ponto para o qual você deseja copiar a figura (ponto inicial da reta).

         Depois de copiado, o ângulo continuará na posição antiga, mudando apenas o local, então, gire-o usando o comando Rotate. Este comando encontra-se no Menu MODIFY. Este comando gira a entidade de desenho (no caso as duas retas) através de uma referência.

          O comando Rotate também pode ser acessado pelo ícone.

         Primeiramente selecione o objeto a ser girado (o ângulo) e pressione enter. Depois clique sobre o ponto em torno do qual irá girar o ângulo (o vértice).

Agora, digite o ângulo de rotação, mas atenção! Como você não sabe o valor do ângulo, digite R (de Reference), pressione enter e depois clique no vértice do ângulo.

Em seguida clique no ponto final do lado do ângulo que você deseja girar.

Na seqüência clique no ponto final da reta (ponto D) para onde deseja girar o ângulo.

Coloque a medida do ângulo para conferir se deu certo. Para dimensionar o ângulo use o comando Angular que está no menu DIMENSION. Ao entrar no comando clique sobre cada lado do ângulo e depois clique no local da tela desejado para colocar a cota do ângulo.

Veja o exercício resolvido.

2. CONSTRUIR UM ÂNGULO QUE SEJA IGUAL À SOMA DE TRÊS ÂNGULOS DADOS ROS, UOV E XOY.

          Com o comando Copy faça a cópia do primeiro ângulo.

Depois copie o segundo ângulo.

Com o comando Rotate gire o ângulo na posição correta.

Faça o mesmo para os outros dois ângulos. Copie o ângulo XOY.

Gire o ângulo.

Coloque as medidas dos ângulos.

3. CONSTRUIR A BISSETRIZ DO ÂNGULO FORMADO PELAS RETAS R E S.

Existem várias maneiras de resolver este exercício, apresentamos aqui três exemplos:

Opção 1:

Use o comando Offset para fazer duas linhas paralelas. Digite uma distância qualquer (6 por exemplo).

Utilize o comando Construction line para desenhar a bissetriz. O comando Construction line está no Menu DRAW. Ao entrar neste comando Digite B (de Bisect) e pressione enter. Em seguida clique sobre o vértice do ângulo, depois clique sobre o ponto inicial do ângulo (ponto final do lado) e em seguida clique sobre o ponto final do ângulo (ponto final do outro lado).

Opção 2:

Utilize o comando Fillet (raio = 0) para unir as retas e depois construa a bissetriz. Este comando encontra-se no Menu MODIFY.

Com ele você poderá unir duas retas e ao mesmo tempo desenhar no local da união um arco.

Ao entrar neste comando digite R (de Raio) e pressionar enter. Depois digite o valor do raio do arco (R=0) e pressione enter. Em seguida, clique nas duas retas proximamente das extremidades dos lados que você deseja unir. Trace a bissetriz.

4. DIVIDIR O ÂNGULO MON EM CINCO PARTES IGUAIS.

          Construa um arco de circunferência com a medida do ângulo. Você poderá desenhar um círculo e depois apagar uma parte dele, como também desenhar apenas um arco com os comandos Circle ou Arc (Start, Center, End).

          O comando Circle traça círculos e o comando Arc: (Start, Center, End) traça um arco de circunferência com o ponto inicial, o centro e o ponto final.

          Se você optar por traçar um circulo, use o comando Trim para apagar uma parte do círculo. Este comando encontra-se no Menu MODIFY e é utilizado quando se deseja apaga partes de duas ou mais entidades intersectadas, que no caso é o arco (ou circunferência) e as retas.

          Depois de desenhar o arco divida-o em cinco partes iguais utilizando o comando Divide. Este comando se encontra no Menu DRAW - Point - Divide. Você também pode digitar a palavra "divide" e pressionar enter. Este comando divide uma entidade de desenho em partes iguais, no caso o arco.

          Mas Atenção! Pode ser que as divisões não apareçam na tela, pois cada ponto da divisão estará dentro da linha, neste caso, você deverá mudar o estilo do ponto usando o comando Point Style que está no Menu FORMAT.

Este comando muda o estilo do ponto. Ajuste também o tamanho desejado para o ponto. Se os pontos não aparecerem na tela utilize os comandos Redraw ou Regen que estão no Menu VIEW.

        Para traçar as linhas que dividem o ângulo utilize o comando Line, mas ao amarrar a linha no ponto da divisão digite Node, pressione enter e depois clique sobre o ponto.

          Você também poderá pressionar a tecla Shift (tecla acima de Ctrl) e ao mesmo tempo o botão (da direita) do mouse, aparecerá na tela uma janela, clique na palavra "Node" e em seguida clique sobre o ponto.

No final teremos o ângulo dividido em cinco partes iguais.

5. CONSTRUIR A POLIGONAL DE UM TERRENO PELO MÉTODO DO CAMINHAMENTO DE ACORDO COM A TABELA. CALCULE A ÁREA DA POLIGONAL.

          Primeiro você deverá usar o comando Units para mudar o tipo de coordenadas: O comando Units no Menu FORMAT.

Aparecerá na tela um quadro e na tabela Angle escolha a opção Surveyor's Units que serve para traçar linhas com coordenadas topográficas. Logo abaixo escolha a precisão de graus até segundos.

           Inicie e traçado da poligonal da seguinte maneira:

          Entre no comando Line: e clique sobre o ponto 1. Em seguida coloque o cursor na direção do ponto 2. Aparecerá logo abaixo da tela no canto inferior esquerdo as coordenadas x e y do cursor.

          Observe que à medida que você movimenta o cursor, as coordenadas mudam. Pressione a tecla F6 duas vezes e então as coordenadas serão topográficas.

          O próximo passo será digitar a coordenada relativa do ponto 1 e pressionar enter. Aparecerá na tela um dos lados do terreno. Repita o mesmo processo para desenhar os outros lados até fechar a poligonal.

Veja na tabela abaixo o que você deverá digitar na linha de comando.

LADO DIGITAR NA LINHA DE COMANDO
1 @48.199<S29d 38’ 52”W
2 @23.439<N72d 00’ 48”W
3 @34.424<N28d 30’ 37”W
4 @45.957<N57d 25’ 42” E
5 @31.330<S49d 32’ 11” E

OBS. (d significa graus = "degree").

          Para calcular a área do terreno você primeiro deverá utilizar o comando Area. Este comando está no Menu TOOLS na opção INQUIRY.

 

          Ao entrar neste comando, clique em todos os vértices da poligonal e depois pressione enter. Em seguida, observe que aparecerá na linha de comando a área e o perímetro da poligonal.

INSTRUÇÕES DE COMO PREENCHER O CARIMBO

Veja na Aula 1P

INSTRUÇÕES DE COMO SALVAR O ARQUIVO DA AULA

Veja na Aula 1P

CRÉDITOS

Página construída por Maria Bernadete Barison.

 
 

1P Retas

2P Ângulos
5 Exercícios

versão para
impressão
 
 

3P Segmentos
4P Proporção
5P Circunferência
6P Tangência
7P Concordância
8P Arcos
9P Cônicas
10P Triângulos
11P Polígonos
12P Malhas
13P Layout-CAD