O
mundo islâmico tem uma tradição artística
rica em criar ornamentações altamente geométricas
e simétricas. O processo de criação de
ladrilhos islâmicos foi se aprimorando com o passar dos
séculos. Os Palácios de Alhambra em Granada e
Alcazar em Sevilha, como também a grande Mesquita de
Córdoba na Espanha são exemplos da grande variedade
de padrões geométricos existentes em seus pisos,
paredes e tetos.
Essa
cultura islâmica maravilhosa do sul da Espanha será
abordada nessa aula com explicações da criação
dos traçados geométricos. Muitos desses padrões
podem ser recriados usando o quadrado como uma malha básica.
Veremos então, como são os traçados na
concepção do artesão como também
na concepção matemática. Sabemos que a
matemática contemporânea da teoria do grupo e da
teoria do nó combinadas com os programas de computador
fornece ferramentas para criar variações modernas
e atuais desses ladrilhos históricos.
Sabe-se
que figuras com formas de humanos e animais não são
utilizadas na decoração das mesquitas e construções
religiosas do islã, uma norma que tem sido rigorosamente
mantida, com isto a arte entra num complexo uso de padrões
geométricos.
É evidente
que muitos desses padrões têm origem em culturas
anteriores como: gregos, romanos, bizantinos, asiáticos
e persas. Porém os padrões islâmicos desenvolveram
ao longo dos anos um estilo diferente composto pelos mais complexos
esquemas. Assim, as construções do mundo islâmico
tornam-se maravilhosas em sua geometria, com seus padrões
geométricos cobrindo pisos, tetos, paredes, janelas e
decorações das salas.
Além
dos mais variados padrões geométricos, o uso da
caligrafia com a abstração da escrita como textos
subtraídos do “Al Corão” também
podem ser vistos especialmente sobre arcos, portas e janelas.
A
palavra mesquita vem da palavra árabe “masjid”
que significa “um lugar de adoração”.
A mais importante mesquita do Islã é a de Haran
em Mecca – Arábia Saudita. Esta é aberta
para o céu, mas muitas mesquitas têm coberturas
em forma de “domus”. O Domus de “Rock”
em Jerusalém é um típico exemplo.
Dentro
dos padrões gerais de desenho de uma mesquita há
uma enorme variedade de invenções, com cada arquiteto
introduzindo uma decoração especial e isto continua
em muitas novas mesquitas que estão sendo construídas
pelo mundo.
PADRÕES COM QUADRADOS E RETÂNGULOS |
Dentre
os mais variados e complexos padrões geométricos
estão alguns simples os quais incluem quadrados e retângulos.
Esses desenhos são na sua maioria painéis de portas
de madeira maciça.
No
exemplo abaixo uma porta maciça com alguns dos pequenos
quadrados centrais que são girados em 45 graus dentro de
um quadrado maior. Note que ambos os desenhos são desenvolvidos
de uma mesma grade para manter o senso de escala e proporção.
PADRÕES COM FIGURAS INSCRITAS EM QUADRADOS |
PADRÕES COM ESTRELAS INSCRITAS
EM QUADRADOS (OCTÓGONOS) |
Os
padrões com bordas é uma característica
importante da arte e arquitetura islâmica.
Acima
desenho em gesso de Pir-i Bakran Mausoléu em Linjan Iran.
Acima,
piso da Mesquita de Jami em Ardistan no Iran.
Acima Piso de Alcazar em Sevilha.
Acima
um padrão de Córdoba.
Acima
um padrão de Córdoba.
Acima
borda da página primeira de um manuscrito iluminado do
Al corão da livraria Nacional do Cairo – Egito.
Acima
um padrão de Córdoba.
Acima, desenho em gesso do palácio
de Alhambra - Granada.
Acima, padrão em gesso
de Ribat-i Sharaf Caravanserai no Iran.
Acima
padrão em gesso do palácio de Alhambra em Granada.
Detalhe
de um friso decorativo de mármore na Mesquita de Ilyas
Beg em balat – Turquia.
Acima um exemplo de pintura
em um arco do pátio da mesquita azul em Istambul.
Padrões
de Córdoba.
Acima piso da Casa de Pilatos
em sevilha.
Acima
um padrão de Córdoba.
Acima
um padrão de Córdoba.
Acima
um padrão de Córdoba.
PADRÕES COM OUTRAS FORMAS |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |
A.
Özdural, Mathematics and Arts: Connections between Theory
and Practice in the Medieval Islamic World, Historia Mathematica
27, Academic Press, 2000, pp. 171-301.
FIELD,
Robert (2004) Geometric Patterns from Islamic Art & Architecture.
Tarquin Publications. 64 p.
Página
construída por Maria Bernadete Barison.