DESENHO GEOMÉTRICO - CAD

           Boa Tarde! 28/7/2014 - 17:46:2

       VEJA AO LADO: texto para impressão.
       VEJA ESTA PÁGINA : SEM FRAMES

AULA 13P        "CRIANDO UM LAYOUT - AUTOCAD V. 2010 "


        Nesta aula você aprenderá a criar um layout no AutoCAD V. 2010.

1. CONFIGURANDO O LAYOUT

1. Digite o comando “Layoutwizard” e enter. Siga os passos do Wizard.

2. Digite o nome para o novo layout e click next. .

3. Como não há impressora ou ploter instalada, deixe esta opção em None, mas em uma plotagem verdadeira, selecione a impressora ou ploter já instalada a ser utilizada. Claro que isso poderá ser mudado depois pelo comando PLOT.

4. Escolha o tamanho do papel. Observe que existe uma gama de tamanhos , inclusive de padrões de outros países. Siga em frente.

Por padrão o CAD trabalha em polegadas (inches), mas no Brasil, sempre usamos metros ou milímetros, então altere essa propriedade e click next.

6. Selecione a melhor orientação, de acordo com a intenção de apresentação e plotagem.

7. Escolha o tipo de Folha. Existem muitas, mas neste exemplo apenas duas foram adicionadas. Cada folha possui suas padronizações, inclusive carimbos e espessura de pena. Escolha a que mais se adequa ao seu projeto. Claro que cada escritório possui a sua prancha padrão, que é regulamentada a partir das especificações da prefeitura. Essas pranchas poderão ser desenhadas e depois adicionadas como uma opção desta janela. Esse tipo de arquivo é chamado de TEMPLATE.

8. Viewports são as vistas que a prancha terá (espaços delimitados por linhas ortogonais, retângulos ou quadrados). Dentro de cada viewport o desenho, que foi produzido no Model irá ser mostrado e configurado de acordo com a diagramação desejada e suas respectivas escalas. As configurações desses views podem ser feitas por esse wizard, mas também manualmente depois que o layout for criado. Para uma melhor diagramação desabilite as viewports, para realizá-las manualmente.

9. Como a opção de views foi desabilitada, automaticamente as configurações do local aonde a view seria posicionada é pulada. Agora finalize a criação do layout.

10. O novo Layout foi criado juntamente com a nova folha, de acordo com as especificações. Falta agora a diagramação da página a partir dos views a serem inseridos.

2. DIAGRAMAÇÃO DE PRANCHA EM LAYOUT COM AUTOCAD V. 2010

Depois de criar o seu novo Layout, de acordo com as necessidades projetuais adequadas, basta agora, trabalhar a melhor diagramação possível para um bom entendimento e apresentação das pranchas. 1. Para cada vista abra um “View” seguindo por “menu”, “View” e “New viewports”.

2. A partir de então, na janela que segue, deverão ser configurados os parâmetros dos views.

Tópicos Importantes

Stardard Viewports: Exibe uma Vista de configurações de Viewports padrões e configura viewports do layout.

Viewport Spacing: Especifica o espaçamento entre as Viewports.

Change View To: muda os tipos de Views da janela selecionada para as formas de visualização ( Top, Front e outros).

Cada opção do Standard Viewports, possui uma diagramação e combinações de vistas diferentes, cabe apenas, a sua correta escolha para o melhor tipo de visualização. Isso não significa que as vistas são imutáveis, sempre que necessário, poderá ser modificado o tipo de vista de cada view, caso o que for escolhido não for o mais indicado.

3. Depois de selecionar o tipo de Viewport, click ok e o AUTOCAD irá solicitar a área que será delimitada pelas vistas, de acordo com o tipo de Standart Viewport selecionado. Para concluir isso click em um ponto qualquer do layout, ou uma das extremidades da folha e em seguida em outro ponto. Repare que um retângulo surge e dentro desse é que serão distribuídas as vistas. Note que aparecerá dentro de cada janela do view uma cópia fiel do Model, com suas respectivas vistas.

Perceba que as vistas estão criadas, mas ainda estão desordenadas

4. A diagramação da prancha pode ser modificada, de acordo com a intenção de plotagem e de apresentação. Cada View pode ser reposicionado pelos mesmos comandos utilizados no Model, como Move, Copy e outros.

5.Propriedades dos Views: Quando os view são criados, apenas as janelas são lançadas no Layout, mas nem sempre o desenho fica na posição desejada. Para centralizar o model dentro do View, basta dar um duplo click dentro do View desejado (note que as bordas do View ficarão mais grossas) depois ative o comando “Z” enter “E” enter, ou simplesmente dê um duplo click na “bolinha“ do mouse. Ainda pode ser utilizado (com o View ativado) o comando “PAN” ou pressione a “bolinha” do mouse e arraste com ela o desenho para a melhor posição.

6. Configurando Escalas em Views: A vantagem de trabalhar com Views no Layout é a facilidade de utilizar várias escalas na prancha em posições diversas e uma maior liberdade de diagramação. Existe muitas formas de colocar escala no desenho no Autocad, uma delas e a mais importante é a configuração da escala pelo zoom do View. Selecione um dos view e em seguida entre o comando “MO” e enter. Aparecerá uma janela à esquerda com todas as propriedades desse view. Entre na paleta MISC e CUSTOM SCALE. Se a escala desejada for, por exemplo, 1 /75, basta digitar 1000/75 e enter. Automaticamente o zoom do View posicionará o desenho nessa escala.

ATENÇÃO: ESSA CONFIGURAÇÃO SÓ FUNCIONARÁ SE O PROJETO ESTIVER SENDO DESENHADO EM METROS, OU SEJA, UMA PAREDE DE 5M DEVERÁ SER DESENHADA NO CAD DIGITANDO SOMENTE “5” (SEM ADIÇÃO DE ZEROS) E UMA PAREDE DE 15CM, DIGITANDO “0.15”.

7. Se o desenho estiver cortado pelas delimitações dos view, reveja a escala, ou basta reposicioná-lo dando um duplo click dentro da View desejada e usando o comando PAN novamente.

ATENÇÃO: NUNCA MEXA NO ZOOM DENTRO DO VIEW ATIVO DEPOIS DE ALTERADA A ESCALA, POIS COMO ESTA FOI CONFIGURADA PELO ZOOM, A SUA ALTERAÇÃO SIMPLESMENTE MUDARÁ A ESCALA, QUE SERÁ PERDIDA E TODO O PROCESSO DEVERÁ SER REFEITO.

8. Crie um Layer denominado View e adicione os retângulos dos view para esse layer - a cor não é importante, pode ser qualquer uma. Isso é importante para que possamos apagar esses retângulos, porque não é interessante que essas linhas sejam plotadas. Para apagar as linhas, clique na lâmpada que corresponde ao layer view. As linhas irão sumir, porém não serão apagadas, apenas estarão ocultas.

9. Depois de apagada a lâmpada do layer view, a prancha fica livre das demarcações dos views, ficando assim, limpas de linhas inúteis.

Agora preencha o carimbo, e está pronto.

Página construída em 2009 por Thiago Andrade
(Aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo - UEL)

 

1P Retas
2P Ângulos
3P Segmentos
4P Proporção
5P Circunferência
6P Tangência
7P Concordância
8P Arcos
9P Cônicas
10P Triângulos
11P Polígonos
12P Malhas

13P Layout
1 Exercício

versão para
impressão