DESENHO GEOMÉTRICO - CAD

           Boa Noite! 20/10/2014 - 18:29:45

       VEJA AO LADO: texto para impressão.
       VEJA ESTA PÁGINA : SEM FRAMES

AULA 11P        "POLÍGONOS - CAD"


        Nesta aula você aprenderá a construir polígonos regulares e a medir o valor de seu ângulo interno. Além disso aprenderá a traçar polígonos estrelados utilizando um recurso de visualização muito útil do AutoCAD: os LAYERS.

FOLHA DE PAPEL A3

 FolhaA3.dwg

EXERCÍCIOS DA AULA

 A11mat44.dwg

1. CONSTRUIR OS POLÍGONOS REGULARES DE LADOS 3, 4, 5 E 6 SENDO DADO A MEDIDA AB DO LADO DO POLÍGONO.

Seja o lado AB do polígono regular.

Utilize o comando Polygon. Ao entrar neste comando, determine o número de lados digitando o valor e pressionando o enter (3).

Logo após, digite E (Edge=lado) e pressione enter.

Em seguida clique no ponto A e depois no ponto B.

2. CONSTRUIR OS POLÍGONOS REGULARES DE 7, 8, 9 e 10 LADOS SENDO DADO O CÍRCULO CIRCUNSCRITO.

Seja o círculo no qual se deseja inscrever um heptágono regular.

Utilize o comando Polygon. Ao entrar neste comando, determine o número de lados digitando o valor (7) e pressionando o enter. Em seguida clique no centro do polígono. Caso não esteja acionado o OSNAP, digite CEN, pressione enter e coloque o cursor sobre a circunferência.

Logo após digite I e pressione enter para escolher a opção Inscribed pois se deseja construir um polígono inscrito no círculo.

Em seguida clique sobre o quadrante do círculo. Caso o OSNAP não esteja acionado, digite QUA e pressione enter.

Após clicar sobre o quadrante teremos então o polígono.

3. CONSTRUIR OS POLÍGONOS REGULARES DE 10, 11, 12 15 e 20 LADOS SENDO DADO O CÍRCULO INSCRITO.

Seja o círculo no qual se deseja circunscrever um undecágono regular.

Utilize o comando Polygon. Ao entrar neste comando, determine o número de lados digitando o valor (11) e pressionando o enter.

Em seguida clique no centro do polígono. Caso não esteja acionado o OSNAP, digite CEN, pressione enter e coloque o cursor sobre a circunferência.

Logo após digite C e pressione enter para escolher a opção Circumscribed pois se deseja construir um polígono circunscrito no círculo.

Logo após digite C e pressione enter para escolher a opção Circumscribed pois se deseja construir um polígono circunscrito no círculo.

Em seguida clique sobre o quadrante do círculo. Caso o OSNAP não esteja acionado, digite QUA e pressione enter.

Após clicar sobre o quadrante teremos então o polígono.

4. VERIFICAR A MEDIDA DO ÂNGULO INTERNO DE CADA POLÍGONO DOS EXERCÍCIOS 1, 2 e 3.

Seja o triângulo de lado AB.

Para dimensionar o ângulo interno do triângulo, utilize o comando Angular o qual pode ser acessado através do Menu DIMENSION.

Ao ativar este comando, clique nos dois lados do ângulo e automaticamente obterá na tela o seu valor, em seguida clique no local exato onde se deseja colocar a cota.

5. DESENHAR TODOS OS POLÍGONOS ESTRELADOS POSSÍVEIS DE SEREM CONSTRUÍDOS A PARTIR DOS POLÍGONOS REGULARES DE 5, 6, 7, 8, 9 E 10 LADOS.

PENTÁGONO ESTRELADO

Seja o pentágono regular.

Utilize o comando Layer que se encontra no Menu FORMAT para construir um layer para polígono estrelado que pula um vértice.

Ao acionar o comando Layer aparecerá na tela um quadro. Para criar um novo layer para polígono estrelado pulando um vértice, clique sobre a palavra New.

Observe que surgirá abaixo da primeira linha, uma nova linha na cor azul (porque está selecionada) com o nome de layer 1.

Clique duas vezes sobre a palavra Layer1 e digite o nome do novo layer que poderá ser: 1V. Em seguida, clique duas vezes sobre a palavra White e escolha uma cor para esse novo layer.

Depois de criar o layer 1V, clique em OK e o quadro fechará, mas observe que, ao clicar na seta do toolbars dos layers que se encontra no painel horizontal de controle aparecerão todos os layers incluindo este último layer 1V.

Selecione então, este layer 1V e comece a construção do polígono estrelado do pentágono regular. Antes, verifique se no toolbox de cor, (ao lado dos Layers) a cor está ByLayer.

Para construir o polígono estrelado, utilize o comando Polyline que se encontra no Menu DRAW.

Ao entrar no comando Polyline clique sobre cada vértice do pentágono mas sempre pulando um vértice.

HEPTÁGONO ESTRELADO

Seja o heptágono estrelado.

Construa o heptágono estrelado pulando 1 vértice.

Depois entre no comando Layer e crie o layer 2V e escolha uma cor para ele.

Deixe o layer 2V ativo e inicie a construção do polígono estrelado pulando 2 vértices.

Com o comando Polyline clique sobre os vértices do heptágono mas sempre pulando 2 vértices.

Observe que dentro do heptágono aparecem os dois polígonos estrelados possíveis de se construir. Para visualizar apenas um deles, basta congelar o outro. Para isto, acione no toolbox de layers o congelamento do layer 1V por exemplo.

Ao congelar o Layer 1V, todos os desenhos feitos neste layer, como o polígono estrelado pulando 1 vértice, desaparecerão da tela em todas as vistas.

Para fazer com que o poligono estrelado pulando 1 vértice volte a parecer na tela, clique novamente na opção congelar Layer 1V.

Ainda sobre Layers, para bloquear qualquer ação com o polígono estrelado pulando 1 vértice por exemplo, vá até o toolboz de layers e clique sobre o cadeado do layer 1V (que está aberto).

Agora que o cadeado do layer 1V está fechado, tente apagar o polígono estrelado que pula 1 vértice.

Veja que não consegue! Ele se encontra bloqueado. Agora abra o cadeado clicando novamente sobre ele e continue a construção dos outros polígonos regulares.

Ao construir os outros polígonos regulares estrelados, crie mais layers 3V, 4V, 5V etc. e utilize sempre o comando Polyline na construção dos mesmos.

Quando se tornar difícil de visualizar o polígno que se deseja construir, congele um dos layers e continue a construção.

Veja abaixo os quatro possíveis polígonos estrelados de se construir a partir do eneágono.

CRÉDITOS

Página construída por Maria Bernadete Barison.

 

1P Retas
2P Ângulos
3P Segmentos
4P Proporção
5P Circunferência
6P Tangência
7P Concordância
8P Arcos
9P Cônicas
10P Triângulos

11P Polígonos
5 Exercícios

versão para
impressão
 

12P Malhas
13P Layout-CAD