Nesta
aula você aprenderá a construir polígonos
regulares e a medir o valor de seu ângulo interno. Além
disso aprenderá a traçar polígonos estrelados
utilizando um recurso de visualização muito útil
do AutoCAD: os LAYERS.
FolhaA3.dwg
A11mat44.dwg
1. CONSTRUIR OS POLÍGONOS
REGULARES DE LADOS 3, 4, 5 E 6 SENDO DADO A MEDIDA AB
DO LADO DO POLÍGONO. |
Seja
o lado AB do polígono regular.
Utilize
o comando
Polygon. Ao entrar neste comando,
determine o número de lados digitando o valor e pressionando
o enter (3).
Logo após, digite E
(Edge=lado) e pressione enter.
Em seguida clique no ponto A e depois no ponto B.
2. CONSTRUIR OS POLÍGONOS REGULARES
DE 7, 8, 9 e 10 LADOS SENDO DADO O CÍRCULO CIRCUNSCRITO. |
Seja
o círculo no qual se deseja inscrever um heptágono
regular.
Utilize
o comando Polygon.
Ao entrar neste comando, determine o número de lados
digitando o valor (7) e pressionando o enter.
Em
seguida clique no centro do polígono. Caso não esteja
acionado o OSNAP, digite CEN,
pressione enter e coloque o cursor sobre a circunferência.
Logo
após digite I
e pressione enter para escolher a opção
Inscribed pois
se deseja construir um polígono inscrito no círculo.
Em
seguida clique sobre o quadrante do círculo. Caso o OSNAP
não esteja acionado, digite QUA
e pressione enter.
Após
clicar sobre o quadrante teremos então o polígono.
3. CONSTRUIR
OS POLÍGONOS REGULARES DE 10, 11, 12 15 e 20 LADOS
SENDO DADO O CÍRCULO INSCRITO. |
Seja
o círculo no qual se deseja circunscrever um undecágono
regular.
Utilize
o comando Polygon.
Ao entrar neste comando, determine o número de lados
digitando o valor (11) e pressionando o enter.
Em
seguida clique no centro do polígono. Caso não esteja
acionado o OSNAP, digite CEN,
pressione enter e coloque o cursor sobre a circunferência.
Logo
após digite C
e pressione enter para escolher a opção Circumscribed
pois se deseja construir um polígono circunscrito
no círculo.
Logo
após digite C
e pressione enter para escolher a opção Circumscribed
pois se deseja construir um polígono circunscrito
no círculo.
Em
seguida clique sobre o quadrante do círculo. Caso o OSNAP
não esteja acionado, digite QUA
e pressione enter.
Após
clicar sobre o quadrante teremos então o polígono.
4. VERIFICAR
A MEDIDA DO ÂNGULO INTERNO DE CADA POLÍGONO
DOS EXERCÍCIOS 1, 2 e 3. |
Seja
o triângulo de lado AB.
Para
dimensionar o
ângulo interno do triângulo, utilize o comando
Angular o qual pode ser acessado
através do Menu DIMENSION.
Ao
ativar este comando, clique nos dois lados do ângulo e automaticamente
obterá na tela o seu valor, em seguida clique no local
exato onde se deseja colocar a cota.
5. DESENHAR TODOS OS POLÍGONOS ESTRELADOS POSSÍVEIS
DE SEREM CONSTRUÍDOS A PARTIR DOS POLÍGONOS
REGULARES DE 5, 6, 7, 8, 9 E 10 LADOS. |
PENTÁGONO
ESTRELADO
Seja
o pentágono regular.
Utilize
o comando Layer que
se encontra no Menu FORMAT para construir
um layer para polígono estrelado que pula um vértice.
Ao acionar o comando Layer
aparecerá na tela um quadro. Para criar um novo layer para
polígono estrelado pulando um vértice, clique sobre
a palavra New.
Observe que surgirá abaixo da primeira linha, uma nova
linha na cor azul (porque está selecionada) com o nome
de layer 1.
Clique duas vezes sobre a palavra Layer1 e
digite o nome do novo layer que poderá ser: 1V.
Em seguida, clique duas vezes sobre a palavra White
e escolha uma cor para esse novo layer.
Depois
de criar o layer 1V, clique em OK e o quadro fechará, mas
observe que, ao clicar na seta do toolbars dos layers que se encontra
no painel horizontal de controle aparecerão todos os layers
incluindo este último layer 1V.
Selecione então, este layer 1V e comece
a construção do polígono estrelado do pentágono
regular. Antes, verifique se no toolbox
de cor, (ao lado dos Layers) a cor está ByLayer.
Para
construir o polígono estrelado, utilize o comando Polyline
que se encontra no Menu DRAW.
Ao
entrar no comando Polyline
clique sobre cada vértice do pentágono mas sempre
pulando um vértice.
HEPTÁGONO
ESTRELADO
Seja
o heptágono estrelado.
Construa
o heptágono estrelado pulando 1 vértice.
Depois
entre no comando Layer
e crie o layer 2V e escolha uma cor para ele.
Deixe
o layer 2V ativo e inicie a construção do polígono
estrelado pulando 2 vértices.
Com
o comando Polyline
clique sobre os vértices do heptágono mas sempre
pulando 2 vértices.
Observe que dentro do heptágono aparecem os dois polígonos
estrelados possíveis de se construir. Para visualizar apenas
um deles, basta congelar o outro.
Para isto, acione no toolbox de layers o congelamento do layer
1V por exemplo.
Ao
congelar o Layer 1V, todos os desenhos feitos neste layer, como
o polígono estrelado pulando 1 vértice, desaparecerão
da tela em todas as vistas.
Para
fazer com que o poligono estrelado pulando 1 vértice volte
a parecer na tela, clique novamente na opção congelar
Layer 1V.
Ainda
sobre Layers, para bloquear qualquer ação com o
polígono estrelado pulando 1 vértice por exemplo,
vá até o toolboz de layers e clique sobre o cadeado
do layer 1V (que está aberto).
Agora
que o cadeado do layer 1V está fechado, tente apagar o
polígono estrelado que pula 1 vértice.
Veja
que não consegue! Ele se encontra bloqueado. Agora abra
o cadeado clicando novamente sobre ele e continue a construção
dos outros polígonos regulares.
Ao
construir os outros polígonos regulares estrelados, crie
mais layers 3V, 4V, 5V etc. e utilize sempre o comando Polyline
na construção dos mesmos.
Quando
se tornar difícil de visualizar o polígno que se
deseja construir, congele um dos layers e continue a construção.
Veja
abaixo os quatro possíveis polígonos estrelados
de se construir a partir do eneágono.
Página
construída por Maria Bernadete Barison.
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